segunda-feira, 28 de março de 2011

Textos dos alunos sobre o "Exercício de Pensar"

Caros alunos,
Parabéns pelas excelentes respostas que apresentaram no último exercício (aula de 28/3/2011). Ao completarem as afirmações sobre o exercício de pensar, demonstraram que já estão exercitando esta importante função da inteligência.
Espero que no final do ano possa chamar vocês todos de jovens pensadores!
Incluí abaixo as melhores respostas, com o seguinte código de cores: texto em preto = afirmação inicial recebida pelo aluno; texto em azul = texto dos alunos; texto em vermelho = comentários do professor.
Trechos assinalados com [...] indica supressão do texto original, por estar repetido ou porque foi respondido fora do contexto. Os trechos com [xxx] indica que não está escrito mas está implícito ou foi dito durante a apresentação na aula de 28/3/2011.
Um grande abraço,
Eduardo


Respostas dos alunos:

4. Muitas pessoas têm a idéia de que pensar é uma coisa difícil e complicada porque... é exigido muito esforço mental para elaborarmos um pensamento, para que não sejamos influenciados pelos pensamentos dos outros.
Comentário: isso de deve também a uma crença popular - a maioria não se exercita em pensar e acredita que é difícil.

5. Pensar  é  muito  diferente  de  imaginar  porque...  pensar  é  um  exercício  de  elaboração  de  seus conhecimentos,  usando  a  inteligência  em  situações  reais  da  vida. [...]
Comentário: de fato, pensar dá segurança de atuar dentro da realidade; imaginar pode desviar-se para a ficção ou ilusão.

6. Algumas coisas que podem estimular o exercício do pensar são:... observar, meditar, refletir e selecionar. Isso tem um grande poder sugestivo; esse poder é o que prepara a mente para que possa cumprir sua grande finalidade: criar seus próprios pensamentos. Quanto mais se pratica esse exercício, mais fácil será o resultado, proporcionando uma grande gratidão e alegria a quem pensa. (Georgia)
Comentário: outros fatores que estimulam o pensar são o esforço mental, a alegria, a boa disposição, realizar projetos, fazer planos, estudar, etc.

7. Não consigo pensar quando estou sob forte pressão psicológica. Exemplo: quando alguém está fazendo uma prova e percebe que o tempo está acabando, essa pessoa exerce nela mesma uma pressão psicológica para que acabe a prova rápido. Mas essa pressão não funciona bem, porque assim ela está se obrigando a pensar em um tempo que não o comum [usual] dela. (Thaís)
Comentário: é isso mesmo, pensar requer espaço e tempo para cumprir sua finalidade.

8. Algumas coisas que podem inibir ou atrapalhar o uso da função de pensar são:... o medo de errar ao formularmos um pensamento ou até mesmo ser alvo de crítica ao expor o pensamento [próprio]
Comentário: além do medo de errar, a preguiça mental, a pressa e as reações da personalidade também inibem o pensar.

9. Não é bom querer pensar em algum assunto importante quando estou triste porque... a tristeza influencia no seu pensamento, tornando-o negativo. É sempre melhor pensar em assuntos importantes quando estou tranqüilo, para tomarmos decisões corretas, em vez de tomarmos caminhos errados... (Gabriela)
Comentário: realmente, o estado de tristeza não atrai boas idéias ou soluções para nossos problemas.

10. Um dos melhores momentos para pensar em alguma coisa que tenho que resolver é... quando estou me sentindo bem, porque é impossível sentir-se mal e, ao mesmo tempo, pensar em alguma coisa que deve ser resolvida. [...] Quando sentimos mal não conseguimos produzir. Por exemplo: quando estou aflita com algum problema não consigo pensar em outra coisa que não seja esse problema, ou seja, não consigo refletir (Flávia)
Comentário: está correto, para pensar bem é importante que se esteja alegre, feliz, bem disposto

11. A tendência de querer fazer só as coisas fáceis pode ser um indício de fraqueza mental.  Pode não ser indício de fraqueza mental, uma vez que coisas “fáceis” é algo subjetivo e o que é fácil para mim não é, necessariamente, para outro. A fraqueza mental, porém, está em indivíduos que tenham medo de arriscar, que escolhem um caminho que já sabem a resposta por ter medo do fracasso e só se afirmam baseando apenas em suas vitórias. (Nathália)
Comentário: podemos dizer, também, que a mente fortalecida pelo treinamento de pensar, não recusa enfrentar desafios

12. A vaidade pode anular o exercício de pensar. Discordo desta afirmação, pois o exercício de pensar é inerente ao ser humano, não se anulando com características como a vaidade. No meu ponto de vista, o exercício [de pensar] não deixaria de existir, mas se adaptaria às condições estabelecidas ao perfil de cada um. A pessoa pensaria levando em conta os traços característicos nela existentes. Mas, mesmo assim, pensaria. (Vinicius N.)
Comentário: de fato, cada um pensa conforme seu perfil psicológico. A vaidade pode influenciar fazendo-nos crer que sabemos tudo ou não precisar melhorar nada...

15. Fazer perguntas inteligentes estimula a função de pensar, porque... ao formular perguntas, precisamos primeiro identificar problemas e, mais tarde, buscar formas para solucioná-lo. Ao realizar este processo, nós somos capazes de desenvolver nossa habilidade de pensar e obter um melhor entendimento sobre um determinado assunto.
Comentário: uma boa pergunta sempre estimula a inteligência a investigar e buscar uma resposta bem pensada.

16. O conhecimento do idioma ajuda muito no exercício de pensar porque... [este conhecimento] abrange um grande número de palavras e expressões, de forma que permite ao indivíduo a elaboração de várias combinações entre essas palavras para se comunicar, estimulando o exercício de pensar.
Comentário: é verdade, pensando, criamos pensamentos e idéias que devem ser expressos por palavras. Um vocabulário restrito limita as possibilidades de pensamento e expressão.

17. Um dos piores momentos para pensar em alguma coisa é quando estou com a mente agitada, porque... quando  passam muitas informações pela mente, fica difícil organizar as nossas ideias e obter um bom resultado.
Comentário: agitação mental significa mente está confusa, desorganizada, dificultando o exercício de pensar.

18. Quanto mais eu for capaz de pensar por mim mesmo, maior será minha liberdade, porque... conseguirei evitar influência dos pensamentos dos outros. Afinal, ao pensar por mim mesma, serei capaz de analisar e refletir sobre informações sob o meu ponto de vista. Serei capaz de formular minhas próprias opiniões e agir de acordo com o que eu, e não necessariamente os outros, acho correto. (Helena)
Comentário: ótima resposta! Pensar por si mesmo significa liberdade e independência de idéias.

19. Se o ser humano não tivesse sido dotado da capacidade de pensar, não poderia também criar, porque... sem a capacidade de pensar, o homem não passaria de ser outro animal irracional. Ser capaz de pensar traz ao homem a capacidade de evoluir e querer descobrir coisas e novos modos de pensar. O [exercício de] pensar dá ao homem pensamentos e a imaginação necessária à criatividade, inteligência e conhecimento. O homem usa desse pensar desde a invenção de seus primeiros, mais brilhantes ou mais humildes, projetos, desde a matemática, a roda ou um simples poema romântico. O ser que não pensa, não seria capaz de criar tamanha engenhosidade ou beleza.
Comentário: de fato, somente pensando podemos criar algo novo – soluções, conhecimentos, projetos, iniciativas, idéias, e muito mais!

20. O hábito de pensar antes de falar pode ser útil em muitos aspectos da vida, porque... se render ao pensamento de impulsividade é muito prejudicial, uma vez que depois de pronunciadas, não se pode apagar as palavras e, quando se age por impulso acabamos dizendo aquilo que não se deve, ou que não quer. Quando se pensa antes de falar é possível organizar melhor as idéias e formular [melhor] as frases evitando a possibilidade de ferir alguém ou acabar sendo indiscreto com você ou com os outros. (Daniela)
Comentário: ótima resposta!

22. Minha capacidade de pensar, raciocinar e observar pode ser aumentada por meio de... prática e exercícios mentais; mas as próprias capacidades só podem ser aumentadas a partir do ponto em que nos questionamos o para quê e porque aumentar tais capacidades. (Bruno)
Comentário:  realmente, a função de pensar é como um “músculo mental”, mas é preciso ser consciente do porque e para que exercitá-lo.

25. Quando consigo escrever sobre o que estou pensando, amplio minha capacidade de pensar porque... coloco uma ordem em meus pensamentos, para escrever com mais clareza e, para isso, é necessário pensar e se esforçar. Ou seja, ao escrever sobre algo, pensamos na melhor maneira de fazê-lo, exercitando, assim, a habilidade de pensar. Um exemplo desta situação observada nos estudantes é o fato de muitos deles fazerem sínteses sobre determinada matéria e, com o tempo, adquirem facilidade nisso, além de absorverem melhor o conteúdo. (Luisa)
Comentário: certo, escrever é um “exercício pensante” e requer organizar os pensamentos para expressá-los por escrito.

26. A crença em alguma coisa que não posso comprovar inibe o ato de pensar (sobre esta coisa), porque... a partir do momento em que criamos um ser com poderes divinos para ser a explicação de diversas coisas, nós não estamos pensando e estamos desistindo de vez da tentativa de achar uma explicação. Contudo, devemos lembrar que há teorias [...] que, apesar de não poderem ser comprovadas, têm um fundamento científico.
Comentário: boa resposta! A crença pura e simples é uma atitude passiva da inteligência, inibe a função de pensar, pois não exige análise, reflexão, comprovação, etc.

27. Não ser capaz de pensar e resolver os próprios problemas significa grande perda de tempo porque... desse modo não se analisa o que gerou o problema e qual é a melhor forma de resolvê-lo. E isso pode ser justificado pelo fato de que quando não se pensa no problema, normalmente pode-se agravá-lo e perder tempo. Portanto, é mais simples pensar numa solução objetiva para o problema [evitando perda de tempo com preocupações]
Comentário: isso mesmo, todo problema sobre o qual não pensamos, fica não resolvido, vira uma preocupação, e acaba roubando muito tempo e energia.

29. Pensar é algo que requer esforço, mas este esforço é muito compensador, porque... exercitamos nossa inteligência, deixamos a mente mais ativa e assim podemos encontrar respostas para muitas perguntas, formular perguntas novas... Além disso, se não utilizarmos nossa capacidade de pensar, que só o ser humano possui, seria um desperdício.
Comentário: do exercício de pensar surgem soluções, idéias, projetos, iniciativas e conhecimentos essenciais para a vida

31. O mundo precisa (com urgência) de pessoas que saibam pensar e pensar bem, porque... o mundo possui graves problemas, em diversos âmbitos, como no social, econômico, etc., que só podem ser resolvidos pelas pessoas que saibam realmente pensar e não seguir pensamentos [dos outros] (Alexandre)
Comentário: concordo pois a maioria dos grandes problemas da humanidade se deve ao fato do homem não pensar.

32. Quem não pensa vive geralmente distraído, e vai aos poucos piorando suas condições humanas, porque... não criará pensamentos. Assim, não terá idéias e conceitos próprios. Sem pensar, não consegue distinguir o bem do mal. Quando se deparar com um pensamento negativo, dificilmente terá defesas mentais frente a ele. Assim, sucumbirá às mentes alheias, tornando-se agente passivo da própria vida. Suas condições pioram, já que terá dificuldade de escolher o bem para si mesmo.
Comentário: excelente resposta! O distraído costuma deixar entrar em sua mente os pensamentos mais estranhos e perniciosos.

33. Quem não pensa tem a mente indefesa e fica sujeito a muitas influências do ambiente, porque... não tem a capacidade de formar uma mentalidade crítica. Quem não pensa não tem uma ideologia própria e tende a aceitar qualquer pregação que lhe é apresentada. Quando abdicamos do direito e dever de pensar, viramos verdadeiros marionetes, facilmente controlados pelo “ventríloquo” que se disponha a isso. (Victor Júlio)
Comentário: de fato, a melhor defesa é aprender a pensar, pois só assim podemos selecionar o que pode ou não entrar em nossa mente.

34. Quem não pensa tem muita dificuldade para mobilizar sua vontade e seus pensamentos, porque... assim não se sente capaz e torna-se um alvo muito influenciável para os pensamentos de outras pessoas, passando a seguir a vontade e os pensamentos alheios. Quem tem dificuldade para pensar não consegue acessar seu conhecimento e auto-conhecimento, então consegue entender suas vontades e nem seus pensamentos.
Comentário: mente que não pensa tende a ficar na inércia mental e volitiva, com dificuldades para se mover física e mentalmente

35. Quando penso e entendo bem um problema que tenho de resolver, já tenho metade da solução, porque... antes de resolver um problema, devemos analisá-los e pensar na melhor forma de resolvê-lo, para não corrermos o risco de errar na resposta. [...] Ou seja, se pensarmos bem antes de resolver uma dificuldade, a probabilidade de chegarmos a uma conclusão errada diminui.
Comentário: está certo, pois uma imagem clara e completa de um problema, atrai a solução lógica para o mesmo.

37. A pressa e a impaciência são inimigos do exercício de pensar, porque... para pensar é necessário uma análise cuidadosa da situação. Desta forma, quanto mais tempo for usado pensando, mais soluções para o problema serão encontradas. (Felipe)
Comentário: isso mesmo, pensar é algo que requer tempo, espaço, serenidade, mente organizada e atenção.

38. Quem não aprende a pensar até sua juventude, terá mais dificuldade de fazê-lo no futuro, porque... o ato de pensar não se adquire de uma hora para outra, mas sim gradativamente se vai aprendendo a pensar. A pessoa que aprendem a pensar mais jovem, futuramente já conseguirá praticar essa habilidade facilmente, diferente daquelas que começam a aprender mais velhas. Esses vão demorar mais para concluir o pensamento.
Comentário: correto, à medida que o tempo passa sem pensar, criamos uma rigidez mental que dificulta novas aprendizagens

39. Pensar bem no campo acadêmico/profissional não significa pensar sobre questões da vida.  Não concordo, porque no campo acadêmico/profissional é que nos dará condições de ter uma boa família, por exemplo. Logo, este campo [acadêmico/profissional] faz parte da vida.
Comentário: está correto. Outro ponto é que o pensar acadêmico é utilitário e necessário para atender às necessidades da vida externa. Já o pensar na vida interna, requer conceitos próprios.

40. Para pensar bem, preciso ter os conceitos corretos sobre o assunto que quero pensar, porque... quando pensamos em algo é necessário que  tenhamos algumas noções sobre o que estamos pensando, para que para que possamos pensar de forma clara e coerente. Exemplo: para pensar bem em uma questão de geometria, é preciso ter conceitos corretos de geometria...
Comentário: é difícil pensar sobre um assunto sobre o qual não tenho um conceito formado, que não tenha um significado para mim.

42. A diferença entre “pensar e fazer” e “pensar em fazer” é... este último abre espaço para a protelação e o primeiro abre as portas para a atitude.
Comentário: uma resposta bem pensada! Sintética, clara e completa! Parabéns!

47. O modelo de escola tradicional não favorece o exercício do pensar, porque... o modelo de escola tradicional não faz com que o aluno pense, porque ela [a escola tradidional] apenas traz pensamentos prontos para que os alunos tenham apenas que decorar, sem a preocupação de entendimento. (Maria Alice)
Comentário: realmente, a escola tradicional estimula basicamente as funções da memória e imaginação, exigindo pouco da função de pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário