sábado, 19 de março de 2011

Sei que estou pensando em alguma coisa quando...

Atividade para as aulas de 21 e 28/3/2011  
Nesta aula você vai receber uma afirmação da lista abaixo sobre “O exercício de pensar”. Sua tarefa é completar o texto, escrevendo o que você pensa que pode ser uma explicação, justificativa, fundamento ou um exemplo da afirmação recebida. As afirmações são sobre o que é, para que e quais são os benefícios do pensar (ou conseqüências do não pensar). Se você não concordar com a afirmação recebida, escreva uma justificativa para sua discordância.

è Traga sua resposta por escrito na próxima aula (28/3) 
è SUGESTÃO:  que tal responder também a outras questões da lista? 


As respostas mais claras, completas e coerentes, vão ganhar um brinde!  


1.  Sei que estou pensando em alguma coisa quando...
2.  A diferença entre pensar e lembrar de alguma coisa é...
3.  A diferença entre pensar sobre alguma coisa e atuar sob a influência de um pensamento é...
4.  Muitas pessoas têm a idéia de que pensar é uma coisa difícil e complicada porque...
5.  Pensar é muito diferente de imaginar porque...
6.  Algumas coisas que podem estimular o exercício do pensar são:...
7.  Não consigo pensar quando estou sob forte pressão psicológica porque...
8.  Algumas coisas que podem inibir ou atrapalhar o uso da função de pensar são:...
9.  Não é bom querer pensar em algum assunto importante quando estou triste porque...
10. Um dos melhores momentos para pensar em alguma coisa que tenho que resolver é...
11.  A tendência de querer fazer só as coisas fáceis pode ser um indício de fraqueza mental, porque...
12.  A vaidade pode anular o exercício de pensar porque...
13.  Tão importante quanto saber pensar é também saber em que pensar, porque...
14.  É difícil pensar sobre alguma coisa quando estou completamente distraído ou desatento, porque...
15.  Fazer perguntas inteligentes estimula a função de pensar, porque...
16.  O conhecimento do idioma ajuda muito no exercício de pensar porque...
17.  Um dos piores momentos para pensar em alguma coisa é quando estou com a mente agitada, porque...
18.  Quanto mais eu for capaz de pensar por mim mesmo, maior será minha liberdade, porque...
19.  Se o ser humano não tivesse sido dotado da capacidade de pensar, não poderia também criar, porque...
20.  O hábito de pensar antes de falar pode ser útil em muitos aspectos da vida, porque...
21.  Um dos exercícios de pensar é escrever sobre o que eu quero pensar, porque...
22.  Minha capacidade de pensar, raciocinar e observar pode ser aumentada por meio de...
23.  A maioria das pessoas evita encarar assuntos ou problemas que exigem o uso do pensar, porque...
24.  A diferença entre ler alguma coisa pensando e ler sem pensar é que...
25.  Quando consigo escrever sobre o que estou pensando, amplio minha capacidade de pensar porque...
26.  A crença em alguma coisa que não posso comprovar inibe o ato de pensar (sobre esta coisa), porque...
27.  Não ser capaz de pensar e resolver os próprios problemas significa grande perda de tempo porque...
28.  Quem não pensa ou pensa mal, aparentemente não tem problemas, porque...   Mas, em compensação...
29.  Pensar é algo que requer esforço, mas este esforço é muito compensador, porque...
30.  A liberdade de pensar é a única que ninguém pode tirar do ser humano, porque...
31.  O mundo precisa (com urgência) de pessoas que saibam pensar e pensar bem, porque...
32.  Quem não pensa vive geralmente distraído, e vai aos poucos piorando suas condições humanas, porque...
33.  Quem não pensa tem a mente indefesa e fica sujeito a muitas influências do ambiente, porque...
34.  Quem não pensa tem muita dificuldade para mobilizar sua vontade e seus pensamentos, porque...
35.  Quando penso e entendo bem um problema que tenho de resolver, já tenho metade da solução, porque...
36.  Uma das conseqüências da falta de exercício de pensar é o enfraquecimento desta função, porque...
37.  A pressa e a impaciência são inimigos do exercício de pensar, porque...
38.  Quem não aprende a pensar até na sua juventude, terá mais dificuldade de fazê-lo no futuro, porque...
39.  Pensar bem no campo acadêmico/profissional não significa pensar sobre questões da vida, porque...
40.  Para pensar bem, preciso ter os conceitos corretos sobre o assunto que quero pensar, porque...
41.  Os momentos dedicados ao estudo são uma boa oportunidade para exercitar o pensar, porque...
42.  A diferença entre “pensar e fazer” e “pensar em fazer” é...
43.  Resolver problemas (tanto os escolares como os da vida pessoal) é um exercício de pensar, porque...
44.  Exercitar o pensar ajuda na aprendizagem de qualquer assunto, porque...
45.  A cultura atual, em todas as partes do mundo, não favorece nem estimula a função de pensar, porque...
46.  Os preconceitos são grandes inimigos de exercício de pensar, porque...
47.  O modelo de escola tradicional não favorece o exercício do pensar, porque...
48.  Uma das maneiras de enganar um povo é fazer as pessoas acreditarem que pensam, porque...

Nenhum comentário:

Postar um comentário