Atividade para as aulas de 21 e 28/3/2011
Nesta aula você vai receber uma afirmação da lista abaixo sobre “O exercício de pensar”. Sua tarefa é completar o texto, escrevendo o que você pensa que pode ser uma explicação, justificativa, fundamento ou um exemplo da afirmação recebida. As afirmações são sobre o que é, para que e quais são os benefícios do pensar (ou conseqüências do não pensar). Se você não concordar com a afirmação recebida, escreva uma justificativa para sua discordância.
è Traga sua resposta por escrito na próxima aula (28/3)
è SUGESTÃO: que tal responder também a outras questões da lista?
As respostas mais claras, completas e coerentes, vão ganhar um brinde!
è Traga sua resposta por escrito na próxima aula (28/3)
As respostas mais claras, completas e coerentes, vão ganhar um brinde!
1. Sei que estou pensando em alguma coisa quando...
2. A diferença entre pensar e lembrar de alguma coisa é...
3. A diferença entre pensar sobre alguma coisa e atuar sob a influência de um pensamento é...
4. Muitas pessoas têm a idéia de que pensar é uma coisa difícil e complicada porque...
5. Pensar é muito diferente de imaginar porque...
6. Algumas coisas que podem estimular o exercício do pensar são:...
7. Não consigo pensar quando estou sob forte pressão psicológica porque...
8. Algumas coisas que podem inibir ou atrapalhar o uso da função de pensar são:...
9. Não é bom querer pensar em algum assunto importante quando estou triste porque...
10. Um dos melhores momentos para pensar em alguma coisa que tenho que resolver é...
11. A tendência de querer fazer só as coisas fáceis pode ser um indício de fraqueza mental, porque...
12. A vaidade pode anular o exercício de pensar porque...
13. Tão importante quanto saber pensar é também saber em que pensar, porque...
14. É difícil pensar sobre alguma coisa quando estou completamente distraído ou desatento, porque...
15. Fazer perguntas inteligentes estimula a função de pensar, porque...
16. O conhecimento do idioma ajuda muito no exercício de pensar porque...
17. Um dos piores momentos para pensar em alguma coisa é quando estou com a mente agitada, porque...
18. Quanto mais eu for capaz de pensar por mim mesmo, maior será minha liberdade, porque...
19. Se o ser humano não tivesse sido dotado da capacidade de pensar, não poderia também criar, porque...
20. O hábito de pensar antes de falar pode ser útil em muitos aspectos da vida, porque...
21. Um dos exercícios de pensar é escrever sobre o que eu quero pensar, porque...
22. Minha capacidade de pensar, raciocinar e observar pode ser aumentada por meio de...
23. A maioria das pessoas evita encarar assuntos ou problemas que exigem o uso do pensar, porque...
24. A diferença entre ler alguma coisa pensando e ler sem pensar é que...
25. Quando consigo escrever sobre o que estou pensando, amplio minha capacidade de pensar porque...
26. A crença em alguma coisa que não posso comprovar inibe o ato de pensar (sobre esta coisa), porque...
27. Não ser capaz de pensar e resolver os próprios problemas significa grande perda de tempo porque...
28. Quem não pensa ou pensa mal, aparentemente não tem problemas, porque... Mas, em compensação...
29. Pensar é algo que requer esforço, mas este esforço é muito compensador, porque...
30. A liberdade de pensar é a única que ninguém pode tirar do ser humano, porque...
31. O mundo precisa (com urgência) de pessoas que saibam pensar e pensar bem, porque...
32. Quem não pensa vive geralmente distraído, e vai aos poucos piorando suas condições humanas, porque...
33. Quem não pensa tem a mente indefesa e fica sujeito a muitas influências do ambiente, porque...
34. Quem não pensa tem muita dificuldade para mobilizar sua vontade e seus pensamentos, porque...
35. Quando penso e entendo bem um problema que tenho de resolver, já tenho metade da solução, porque...
36. Uma das conseqüências da falta de exercício de pensar é o enfraquecimento desta função, porque...
37. A pressa e a impaciência são inimigos do exercício de pensar, porque...
38. Quem não aprende a pensar até na sua juventude, terá mais dificuldade de fazê-lo no futuro, porque...
39. Pensar bem no campo acadêmico/profissional não significa pensar sobre questões da vida, porque...
40. Para pensar bem, preciso ter os conceitos corretos sobre o assunto que quero pensar, porque...
41. Os momentos dedicados ao estudo são uma boa oportunidade para exercitar o pensar, porque...
42. A diferença entre “pensar e fazer” e “pensar em fazer” é...
43. Resolver problemas (tanto os escolares como os da vida pessoal) é um exercício de pensar, porque...
44. Exercitar o pensar ajuda na aprendizagem de qualquer assunto, porque...
45. A cultura atual, em todas as partes do mundo, não favorece nem estimula a função de pensar, porque...
46. Os preconceitos são grandes inimigos de exercício de pensar, porque...
47. O modelo de escola tradicional não favorece o exercício do pensar, porque...
48. Uma das maneiras de enganar um povo é fazer as pessoas acreditarem que pensam, porque...
Nenhum comentário:
Postar um comentário