domingo, 18 de setembro de 2011

Mitos e segredos da felicidade

A felicidade, assim como os meios para alcança-la, sempre foram temas da atualidade.  
Se perguntamos a qualquer pai ou mãe sobre o que deseja para os filhos, a resposta é imediata: “Só quero que sejam felizes”. Essa resposta mostra que a felicidade é vista, na sociedade moderna, como a maior realização de um indivíduo.
Nos dias de hoje, devido à influência de muitos conceitos e idéias que giram no ambiente mental das grandes comunidades, há muitas pessoas que se sentem pressionadas para serem felizes. Paradoxalmente, essa mesma pressão pode ser um obstáculo no caminho para uma vida melhor e mais feliz.
Comumente, a felicidade é buscada focalizando o olhar para um único ponto. Se este ponto fracassa, sobrevém a decepção, a tristeza, a dor. A felicidade seria um ponto ao final de um caminho? Seria o resultado de novas posses? Como tornar um momento feliz em algo duradouro? Como conciliar a aspiração de ser feliz com as adversidades e momentos difíceis, naturais na vida de qualquer pessoa?
A sociedade moderna desenvolveu a noção de que a felicidade é um objetivo tangível e não um horizonte que norteia nossas ações, colocando, muitas vezes, o ter acima do ser como condição para ser feliz. Seria essa mudança de conceito mais favorável ao sucesso na busca da felicidade? Ou essa mudança está dificultando a conquista da felicidade? (Ref.: Revista Época, no. 679, maio/2011)

Este é o assunto da próxima aula. 

Como preparo, responda a uma das colunas do quadro abaixo e leia o Texto #3 na seção de “Novos textos”.
Depois de ler o texto, faça um resumo do conceito de felicidade e das recomendações práticas para ser feliz que o texto apresenta.

Em minha opinião, a felicidade é algo que pode ser alcançado pelas pessoas. Meu conceito de “ser feliz” é... (completar abaixo). Penso que a felicidade pode ser conquistada principalmente por meio de... (completar)



Do jeito que a felicidade é vista no mundo atual, penso que a felicidade é um mito, algo impossível de ser alcançado. Em minha opinião, os principais motivos que tornam impossível a conquista da felicidade são:






Nenhum comentário:

Postar um comentário