sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Projetando e construindo o próprio futuro

Caros alunos,
Estamos há poucas semanas do final do ano letivo. No ano que vem é provável que voces estejam percorrendo diferentes caminhos na vida acadêmica e no preparo para a  profissão. Mesmo assim, pelo menos em alguns aspectos do caminho voces terão pontos em comum. Refiro-me ao fato de que cada um quer ser uma pessoa de bem, produtiva, inteligente, capaz, mais humana, alegre, feliz e com muitas realizações em outros campos da vida, além da profissão.
Então, sabendo que temos em comum aspirações que dão sentido e conteúdo à vida, pergunto-lhes o que acham de planejarmos um encontro de toda a turma para daqui a, digamos, 5 anos? Além da alegria que os reencontros proporcionam, essa iniciativa pode estimular a cada um a estabelecer objetivos para um futuro próximo. Além disso, cada um poderá fazer um planejamento pessoal para alcançar o que definiu como objetivo. Então, que tal transformarmos esta ideia em um projeto? Será um projeto onde voces serão os atores e executores principais.
Se estiverem de acordo, temos que nos organizar para que a idéia seja bem estruturada e planejada. Tem muita coisa para pensar e organizar, desde o título do projeto, até as equipes responsáveis pelo acompanhamento periódico da turma, manter a comunicação entre todos, trocar idéias entre os colegas para estímulo mútuo, dicas de planejamento e realização pessoal, documentação da experiência, etc. Faz parte da idéia, cada um escrever uma carta para si mesmo, para ser aberta daqui a 5 anos, mencionando o que gostaria de ser, fazer, conhecer ou ter.
Como voce gostaria de ser em dezembro de 2016? Que características pessoais gostaria de mudar? Que conquistas espera alcançar? De que recursos vai precisar para conseguir chegar onde quer? Até lá, já passamos pela Copa de 2014 e pelas Olimpiadas de 2016. Parece que é muito tempo... mas 5 anos passam muito rápido.
Gostaria que pensassem nessa ideia para conversarmos sobre ela na próxima aula.
Um abraço,
Eduardo

"A vida humana é uma sucessão ininterrupta de curtos lapsos de duração, cada um deles fragmentado em três períodos: o que se emprega em projetar, o que se destina à ação e o que exige a espera."
"Duvido que existam momentos de maior sublimidade, e de efeitos felizes mais duradouros, do que os vividos durante a concepção de uma ideia ou de um projeto". (Gonzalez Pecotche, "O Senhor de Sandara", p. 172)

Um comentário:

  1. Belo HOrizonte, 20 de setembro de 2016

    Caros alunos,

    Dentro de alguns dias, vamos reunir os alunos que estavam em 2011 na turma do 3o. ano do Ensino Médio. Passaram-se 5 anos dede o dia 23/9/2011. Nosso reencontro está marcado para o dia 1o. de outubro/2016. Neste dia chegaremos ao final do projeto "Uma carta para o futuro".
    A expectativa é grande para saber como aquele ser de 5 anos atrás se transformou no que é hoje. Muitas mudanças físicas, psicológicas, ideais realizados, projetos em realização, muitas vivências e experiências neste intervalo que merecem ser refletidas e aproveitadas como conhecimento para a vida. Uma comprovação que todos estarão fazendo é que o tempo passa e, às vezes, passa muito rápido, criando a necessidade de estarmos sempre empenhados em fazer algo de útil para nossa vida e para a vida dos demais.
    Vamos documentar a experiência do dia do reencontro e da leitura das cartas para o futuro...

    ResponderExcluir