sábado, 21 de maio de 2011

Tempo é vida

Caros Alunos,
Na próxima semana vamos iniciar o ciclo de estudos "Tempo é Vida". Envio uma sinopse do trabalho que vamos desenvolver:
O tempo é uma dimensão que está presente em tudo que fazemos ou pensamos, assim como em todos os processos da Natureza. Não há processo físico conhecido que possa ocorrer sem que haja a intervenção do fator tempo. Por outro lado, o fator “tempo” não pode ser administrado da mesma forma como administramos outros recursos que usamos nas atividades diárias. Por exemplo: não podemos administrar o tempo da mesma forma que administramos os recursos financeiros, o espaço, a energia, as matérias primas, etc. Uma dessas impossibilidades está no fato de que não podemos reservar uma parte do tempo do dia de hoje para ser utilizado ou vivido amanhã ou depois. 
Entretanto, tendo como referência um novo conceito de que “Tempo é Vida”, em oposição ao velho senso comum de que “tempo é dinheiro”, podemos encontrar novas oportunidades para organizar a vida tendo em vista um aproveitamento inteligente e eficiente do tempo. Apesar dos esforços empreendidos para fazer bom uso do tempo, esta “matéria prima”, essencial em tudo que fazemos, tem se mostrado cada vez mais escasso e difícil de ser encontrado na “quantidade” e “qualidade” que dele necessitamos. Daí a pergunta central deste estudo: como fazer bom uso do tempo de que dispomos ao longo da vida? 
Com este estudo, esperamos promover reflexões em torno de aspectos da organização pessoal (organização do espaço mental); da vontade como força psíquica que move as energias humanas e do planejamento da vida como meio para transformar o tempo no agente primordial da existência, tornando-o útil, fértil e produtivo.
Quais são as questões que surgem em sua mente quando pensa no uso que tem feito do tempo e como melhorar seu aproveitamento para fazer tudo que quer e precisa fazer? Como voce se coloca diante de questões como:
1. Na minha compreensão, o que é o tempo?
2. Como distribuo o uso do tempo durante minhas atividades diárias?
3. Podemos afirmar que tempo é vida? Por que?
4. Que valor tem o tempo para a vida humana?
5. Que atitudes podem contribuir para ganhar tempo?
6. Qual a relação entre pressa (ou impaciência) e perda de tempo?
7. Quais são as causas da pressa? E suas consequências?
8. Pressa e velocidade são a mesma coisa?
9. Que relação existe entre o pensar e o bom aproveitamento do tempo?
Boas reflexões!
Eduardo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário