domingo, 15 de maio de 2011

Voce está lendo muito? Pouco? O suficiente?

Uma dúvida que você pode ajudar a responder
Caros Alunos,
A reportagem de capa da revista Veja desta semana afirma que o número de jovens que gostam de ler está aumentando. Esta afirmação contraria a observação e o senso comum entre professores e educadores, de que, nos dias de hoje, os jovens estão lendo cada vez menos.
"Contra todas as projeções pessimistas sobre o fim da figura do leitor entre os brasileiros, surgiu no país uma legião de jovens ávidos por leitura", diz a reportagem. Afirma, ainda, que os jovens estão lendo mais pelo simples prazer da leitura e não por influência da Escola. Quanto às leituras sugeridas pela Escola, tudo indica que os jovens continuam resistentes à enfrentar esses livros.
O texto aponta vários benefícios da leitura, como: relação entre o hábito de leitura e ascensão profissional, melhoria na forma de escrever, ampliação do vocabulário, aumento da capacidade de expressão idéias e pensamentos, além de enriquecer o conhecimento.
Considerando que o senso comum é contrário ao que afirma a reportagem, como saber se é verdadeira a afirmação de que o jovem está lendo mais nos dias de hoje?
Algumas perguntas para você pensar:
1. Quais são suas observações sobre o hábito de leitura entre os jovens atuais?
2. Que indicadores evidenciam o aumento da leitura entre os jovens? 
3. Como está seu hábito de leitura: quais foram os títulos lidos nos últimos 2 anos? 
4. Voce prefere ler livros que não são indicados pela escola? Por que?
5. Afinal, voce concorda ou não com as afirmações dessa reportagem? Por que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário